marcenaria_marchetaria_site.jpg

MARCHETARIA

presencial

Arte no trabalho com a madeira

Criada na Mesopotâmia, por volta de 3.000 A.C (foi encontrada uma bacia de pedra calcária feita com retalhos), a marchetaria é a arte de encaixar lâminas ou pedaços de madeira das mais variadas cores e texturas, que juntas formam um quadro ou projeto. De acordo com a técnica utilizada pode-se construir objetos tridimensionais, esculturas, móveis, utilitários e entre outros.

A técnica difundiu-se pelo mundo, espalhando-se pelo Oriente e chegando à Europa pelas mãos dos Italianos, que após a queda do Império Romano quase se extinguiu.

Nos séculos XIV e XV foram criadas escolas de marchetaria na cidade de Florença e Toscana. A partir dos séculos XVII e XVIII, iniciou-se por toda Europa a preocupação dos artesões em melhorar seus métodos para a fabricação dessa refinada arte. Nesse período, deu-se início a projetos mais delicados e complexos.

A marchetaria está passando por uma fase de revitalização, com uma valorização e uma procura crescente do público por móveis criativos ou restaurados, com o emprego de motivos antigos ou ainda do estilo retrô. Além disso, o acesso a itens de decoração foi ampliado a um número maior de pessoas, e já não são caracterizados única e exclusivamente como artigos de luxo.

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Instagram
  • Facebook ícone social
Masai_People_azul.jpg

ENTRE EM CONTATO

(51) 3209-4476
Rua Miguel Couto, 237 - Menino Deus - Porto Alegre - RS

© 2020 Tawa – Transdisciplinaridade em Educação e Saúde