SEMINÁRIOS BÁSICOS

Tradição Sapiencial Templária

O Seminário propõe-se a uma exposição da história tradicional e das múltiplas concepções geradas a partir da "Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão", mais conhecida como "Cavaleiros Templários". Principia por uma visão da Europa do Século XI e dos fatores geopolíticos que desaguaram na guerra bicentenária chamada de Cruzadas ou Guerra Santa, promovida pelo Papa Urbano II e pela aristocracia da época.

Dá uma rápida passagem pelas lambanças produzidas por essa guerra que acabou por se constituir no ambiente incubador da Ordem Templária. Mostra as circunstâncias que levaram à fundação e os fatores que contribuíram para o seu desenvolvimento e incorporação pela Igreja Católica.

Destaca ainda a decisiva intervenção de São Bernardo (Bernardo de Clairvaux), tanto na política no sentido de organizar e viabilizar a Ordem, como no de criar para ela uma diretriz espiritual que se tornaria o pano de fundi para o seu crescimento e afirmação no mundo Europeu. Também, sua organização revolucionária, sua forma de operação nunca ainda vista em tempo algum, pelo pensamento estratégico, pela inteligência administrativa e por uma logística impensável para o século XI. Finalmente vai mostrar como Filipe IV da França articulou e conspirou para a sua destruição junto com o Papa Clemente V.

Por outro lado, toda essa organização, digamos, profana, é apenas o cenário onde se desenvolve o maior mistério do segundo milênio e que tem desafiado historiadores, místicos e religiosos, despertando ódios e paixões, mas nunca indiferença. Desde sua fundação até seu desaparecimento, 200 anos depois, é envolvida em segredos e sombras, uma penumbra cuidadosamente montada por informações que pecam por falta e muitas vezes por excesso e pelas dobras do tempo que a trancou e não nos devolve, porque o que dela sabemos é apenas o que ela quis que soubéssemos e então nos resta indagar, vasculhar em busca de pistas que possibilitem um quadro para ser interpretado.

Sua trajetória congestionada por mitos e lendas, pela eterna busca do Santo Graal, a alegada posse da Arca da Aliança, de tesouros incríveis e toda a aura arquetípica originada por haverem montado sua sede sobre o Templo de Salomão, estabelece um labirinto onde esse seminário vai caminhar cuidadosamente, buscando resgatar, na medida do possível, a estrutura de seu esoterismo, de sua gnose e das fontes de seus saberes e, com algum atrevimento, especular um pouco sobre o mistério de seu desaparecimento ou de sua oclusão.

Próxima data

Em breve.

Investimento

Seminário R$450,00

 

Obrigado!
Seu cadastro foi realizado

Obrigado! Em breve retornaremos seu contato.